Ontem, aqui por casa foi dia de tofu.
Confesso que nunca tinha provado e que tinha uma certa curiosidade.
Então coloquei mãos à obra e decidi que seria um dia dedicado a receitas de tofu, mas como gosto de dar largas à imaginação, decidi não retirar nenhuma receita e apenas inventar um prato com base no que a Teresa e a Ana me disseram. Digamos que depois de provar os dois pratos, o Tofu não seja o alimento que mais me fascina! Se tiverem receitas ou truques "porreiros" para preparar o tofu avisem ;)
Almoço
Passo 1: Cortei 2 tiras de tofu, com aproximadamente 1 cm de espessura, e coloquei-as numa marinada durante 30 minutos. Para a marinada coloquei 2 dentes de alho, sumo de 1 limão, 1 colher de sopa de molho de soja, sumo de 1 laranja, alecrim e uma pitada de pimenta preta e caril.
Passo 2: Numa frigideira coloquei uma cebola e azeite e deixei refugar, Depois da cebola estar translucida, juntei cogumelos e 1 colher de molho de soja e foi a refugar juntamente com a cebola.
Passo 3: Juntei as fatias de tofu, assim como o molho da marinada. Acrescentei mais um bocado de caril e 1 colher de sopa de brandy e deixei apurar. Quando as fatias de tofu começaram a ter uma certa cor de ambos os lados, fui juntado, aos poucos, leite de soja para ajudar a ter um molho mais espesso, do género do strogonoff.
Passo 4: Empratar e comer ;)
Jantar
Passo 1: Repeti o processo da marinada da hora do almoço. No entanto mudei os ingredientes. Esta marinada levava Sumo de 1 laranja, 1 flor de aniz, gengibre em pó, alho em pó, pimenta preta.
Passo 2: Triturei coco desidratado e amendoim e passei as fatias por essa mistura. O objectivo era panar as fatias de tofu.
Passo 3: Coloquei 8 alhos em azeite e deixei levantar fervura. Quando o azeite estava bem quente coloquei as fatias panadas. e fui misturando um pouco de brandy para dar um certo paladar. ( O resultado não correu como esperava, pois a mistura de coco e amendoim não aderiu muito bem ao tofu)
Passo 4: Empratar e comer